Como era a música inca?
Aqui nos Andes, inúmeras culturas se desenvolveram ao longo de milhares de anos até os incas, que deixaram de governar a região após a invasão dos conquistadores espanhóis. Quinhentos anos depois, ainda temos sua música, sim, os sons que os incas produziam para sua vida cotidiana ou para seus rituais; nunca saberemos ao certo para que exatamente eles usavam a música. Como seres humanos, conclui-se agora que eles usavam a música da mesma forma que a usamos hoje, para acompanhar a vida cotidiana e para rituais religiosos ou sociais.

A música dos incas, comentada pelos cronistas, compreendia sons produzidos por instrumentos de sopro e percussão; eles não conheciam a acústica das formas, como nas guitarras, ou a pressão das cordas, como nos pianos. Também não há registros de que organizassem concertos ou apresentações com muitas pessoas; era definitivamente outro mundo. A música sempre foi importante para os sábios incas e seus ancestrais; como prova, eles deixaram muitos instrumentos de cerâmica, osso ou madeira. Para você se aproximar mais da música dos incas, preparamos um itinerário detalhado no centro do Vale Sagrado dos Incas. Levaremos você a um museu fora da cidade de Cusco, onde restauradores e músicos especialistas reconstruíram os instrumentos dos incas e de civilizações anteriores. Nesse museu, você poderá ver como eram feitas as quenas e zampoñas, ouvir cada som que elas produzem e, é claro, aprender a tocá-las; elas são muito fáceis de aprender. Nesse ponto, os incas não tinham muita complexidade para produzir os sons. A vida no Andes é tranquila e, como tal, sua música também era.
Além de apreciar a música andina, vamos levá-lo para ver o processo de fabricação de tecidos andinos que utilizam corantes totalmente naturais, como cochonilha, molle, k'olle e ch'illca. Em seguida, visitaremos as pinturas rupestres de Carañahui, tudo isso em um único dia. Não se preocupe, você não terá a pressão de fazer tudo rápido e caminhar muito, pois é para isso que estamos aqui. Organizamos o passeio de forma que você possa aproveitá-lo confortavelmente, sem nenhuma pressão e em transporte privado.
Lembre-se de que a música dos incas não se parece em nada com o conceito atual de música ou mesmo com a música clássica, muito menos com a música medieval. Este lugar era completamente separado da Europa e de seus costumes, sua forma de ver o mundo e seus negócios. Aqui, os incas construíram de outra forma, viveram de outra forma, observaram o universo de outra forma e sua música era, definitivamente, diferente. Sabendo tudo isso, anime-se para conhecer como reconstruímos parte do legado cultural dos incas.
